terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Por que as pessoas rezam?


Para você, o que é o ato de rezar? É o ato de se entregar a uma divindade, pedindo perdão, pedindo socorro, pedindo ajuda na vida? Você é daquelas pessoas que rezam de 5 a 10 vezes por dia? E quantas vezes acontecem o que você deseja? Uma vez no mês, talvez duas. Isso com certeza não foi obra de um deus, que por ser bondoso, decidiu realizar um de seus desejos. Isso foi obra do seu esforço, ou o de outra pessoa, que fez você conseguir o que queria. E no fundo no fundo, você sabe disso, e sabe também que está rezando mais por tradição do que por acreditar que aquilo vai funcionar. Então por que as pessoas rezam?
As pessoas rezam porque não querem aceitar que tem que fazer tudo por si só. As pessoas rezam porque não querem aceitar a realidade do mundo. As pessoas rezam porque têm medo de que depois da morte não tenha nada, e acreditam (ou melhor, inventam) que tem um “paraíso”, para onde só vão as pessoas que rezaram durante toda a sua vida. As pessoas rezam para tentar fugir do mundo, e ir para um lugar que elas inventaram em suas respectivas mentes. Um lugar no qual elas sentem que estão seguras. É como uma droga. A pessoa percebe que está com muitos problemas, e quer fugir por um tempo. Começam a utilizar drogas, para, por alguns minutos, sentir que está tudo bem. Não é muito diferente com o ato de rezar. As pessoas vêem que alguma coisa não vai bem e, para sentir essa “pseudo-segurança”, elas rezam. E assim como um usuário de droga sabe que os problemas vão continuar, mesmo se ele usar as drogas, um religioso também sabe que os seus problemas não vão se resolver com o simples ato de ajoelhar, juntar as palmas das mãos, e FECHAR OS OLHOS. Pensando de certo modo, a expressão “FECHAR OS OLHOS” representa muito bem o meu ponto de vista. As pessoas olham o mundo ao seu redor, com guerras, fome, miséria, mortes a cada segundo, corrupção, assassinatos, e etc., e apenas FECHAM OS SEUS OLHOS para tudo isso.
O pior é que os problemas citados acima são somente referentes a humanos. Eu não falei dos problemas ambientais que o mundo está passando. (o mundo está bem hein?) Aquecimento global, efeito estufa, e tudo isso que a gente vê na TV todo dia. Até quem nunca foi assaltado, ou nunca passou por um terremoto, ou coisas do tipo sabe que o mundo não é um lugar cor-de-rosa, onde todos os seus desejos se realizam, quando você pede para a fadinha com pó de pirlimpimpim. Ninguém é ingênuo o bastante para achar que hoje as pessoas pensam mais nas outras do quê em si. Mas a maior parte do mundo consegue ser inocente a ponto de falar que um dia, um “Messias” virá e irá salvar todo o mundo de todo o mal. Outra grande parte do mundo é ignorante ou egoísta (não sei qual palavra melhor se encaixa) a ponto de achar que as pessoas que sofrem com fome, miséria, e coisas afins, sofrem por não terem as mesmas crenças que essa mesma parte do mundo. Então as crianças da áfrica que morrem de fome a cada 5 segundos são culpadas por nascerem numa região onde a sua religião é diferente da religião da maior parte do mundo? E, além disso, tem uma questão que não quer calar: Porque há muitas pessoas que morrem de fome e acreditam no mesmo deus das pessoas que se esbanjam no dinheiro. Alguns tentariam responder dizendo que essas pessoas são pecadoras. Mas e quanto aos grandes assassinos que matam por dinheiro, e vivem a vida tranquilamente? E quanto aos donos de indústrias farmacêuticas que testam os remédios em animais e em humanos NÃO VOLUNTÁRIOS, e ganham a vida em cima disso? E quanto aos filhinhos de papai, que movimentam o tráfico (sem generalizar, é claro), mas tem um belo apartamento, gigante, e com vista para o mar? E quanto aos mesmos filhinhos de papai, que excluem pessoas por serem diferentes, por terem cabelos crespos, por terem uma opção sexual diferente, e muitas vezes, ESPANCAM essas pessoas, mas tem comida de boa qualidade na mesa todos os dias? Depois de escrever tudo isso, eu me pergunto: será que a gente já não esperou demais por esse messias? Será que já não está na hora de começarmos a nos virar sozinhos, começarmos a agir, e mudarmos o mundo nós mesmos? Será que já não está na hora de admitir que o tal messias nunca veio, e nunca vai vir, e que ele é só uma lenda para dar uma falsa esperança ao povo?
Outra coisa que eu sempre fiquei com uma pulga atrás da orelha: Será que os donos de grandes igrejas têm mesmo uma religião? Ou eles não acreditam na salvação, mas usam isso como desculpa para receber 10% do salário de pessoas (pobres ou ricas) por mês? Não seria mais fácil e lógico que as pessoas usassem esses 10% do salário para coisas úteis, como por exemplo, comprar o pão de cada dia (que por sinal, ninguém nos daí hoje), ao invés de gastarem comprando casas e carros novos para os donos das igrejas?
Por isso, eu espero que as pessoas consigam permanecer com seus olhos abertos, e as que já estão com os olhos fechados, eu peço que tentem abri-los. E abri-los não significa virar ateu, ou parar de acreditar em deus, mas perceber que nenhum problema no mundo vai ser resolvido apenas rezando. Afinal, se todos os problemas do mundo fossem resolvidos assim, não iríamos ter tanta miséria no mundo, correto? Vlw, e até o próximo post!

10 comentários:

  1. "Raffles", já te disse no msn, mas vou te dizer aqui de novo, em público. Cara, além de bem articulado, o conteúdo desse texto é aquilo que você expressa todas as vezes, mas de forma organizada e mais focalizada. Como disse o Lendário Poldchuco, "seu texto tá perfeito".

    E, plagiando mais uma vez, com o sotaque especial de Tomi:

    - Parabéhns, vhiu?!

    ResponderExcluir
  2. uhsahuashusahuasuhas
    Vlw renan.
    mas eu vou tentar fazer textos ainda melhores depois, pq esse texto eu não fiz com a intenção de colocar em nenhum site, mas acabou que eu coloquei neh??
    eu vou tentar fazer textos mais apropriados pra um blog, sabe??
    mesmo assim, vlw

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. fala sério cara, seu nick é Raffles? o texto tá bom, mas depois dessa, se mata. õ_o

    ah, e 'tem' e 'veem' não tem mais acento, reforma ortográfica.

    mesmo assim, parabéns pelo seu trabalho, e continue postando. love you raffles :*

    ResponderExcluir
  5. uhsauhsauhsauhsasa
    brigado julia e paula.
    E sim, meu nick eh raffles, por sugestão de renan e por falta de criatividade tb :P
    uasuhasuhas

    ResponderExcluir
  6. me fez lembrar aquele salgadinho , ruffles lol /queidiota

    ResponderExcluir
  7. Julia, ao som de Tomi: Parabéns viu? ;D

    ResponderExcluir
  8. me fez lembrar aquele salgadinho , ruffles lol +¹

    ResponderExcluir