sábado, 2 de janeiro de 2010

Uma Atéia de bom Humor (e que fala por nós )


Eu estava vendo as pessoas que nos seguem e uma delas possuía um blog chamado "uma ateia de bom humor"
nesse blog tinha um vídeo ...esse que está aí em cima , ela fala sobre os motivos que a levou ser ateia e coisas tipo como ela encara a morte , e como sabe oque é certo ou errado , muuuito bons mesmo os argumentos ah e eu vou comentar cada resposta

no caso de como encarar a morte , eu acho que oque ela falou explica tudo , nosso dever é morrer , e por sermos os únicos animais com consiencia da morte nós tendemos a ter medo dela , temos medo de construir uma vida perfeita e perde-la , ou de não ter conquistado tudo e perder a vida , mas se vivíssimos a eternidade seria horrível e tedioso, é claro que todos nós queremos aproveitar o máximo nossa vida ; da maneira certa

Já o de encarar oque é certo e errado , Deus não diz exactamente o certo e o errado , ele diz que se reproduzir é errado e em seguida ele diz que é uma dádiva divina , emfim "Deus" se contradiz o tempo todo , a cada afirmação que a ciência faz a bíblia muda , então ...quem afirma que ele diz as coisas certas?
fora que nos ateus aprendemos a "saber" oque vai ser certo e errado já os teístas , não se preocupam com os outros ou com si eles apenas pensam que Deus está olhando e que a coisa errada é oque Deus acha errado

e é isso , muitas vezes nós desde jovens começamos a reflectir , nos tornamos ateus e ateias
porem passamos a vida toda por preconceitos
mas isso é uma coisa a qual não se muda de opinião =)
e parabéns pelo vídeo ...muito bom mesmo =D

13 comentários:

  1. Olá, pessoal!
    Julia, fiquei muito feliz e honrada com essa menção ao meu blog e ao meu video aqui nesse blog.
    Beijos
    Åsa

    ResponderExcluir
  2. Oi! Achei super interessante esse post! Até divulguei no Dihitt!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. A afirmação e a negação são faces da mesma moeda. Só é verdadeiramente atéia a pessoa que simplesmente ignora ou desconhece a idéia de Deus. Pra ela Deus não existe, nem positivamente nem subjetivamente, nem de forma concreta nem abstrata.

    Machado de Assis falava que "há muitas formas de afirmar algo, mas apenas uma de negar".

    Ora, tds as afirmações (positivas ou negativas) se resumem em uma coisa só, a negação. E era isso que acho q Machado de Assis queria dizer.

    Mesmo que Deus fosse só uma idéia abstrata, ilusória mesmo, ela existiria em algum lugar, tomaria forma na mente. Se idéias e comportamentos podem se materializar, se somatizar em cânceres, Deus muito bem poderia existir (ou subsistir), ainda que como uma mera sombra mental, na mente do ateu. E ainda de forma muito mais intensa, pois que é grande o esforço que o ateu faz para repudiar uma idéia corrente que lhe causa aversão.

    Por isso há vários deuses, pois que a concepção dessa Idéia Arquetípica difere em modos, mas nunca em finalidade.

    Abçs!!

    ResponderExcluir
  4. Eu também acredito no aqui e no agora,e penso que a vida deve ser vivida em sua plenitude sem nos punirmos por algo que desejamos,ou pensamos.À maioria têm receio de seguir em frente sob determinada coisa achando que pode ser pecado.Morre sem ter experimentado a verdade que existe em cada ser humano,não numa professia.Gostei do vídeo!Até...

    ResponderExcluir
  5. Como podemos vicer ser crer que por traz de tudo que vemos não há um criador?
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  6. Esse comentário deixei no proprio blogue dela:

    "Olha vi seu video e concordo contigo em várioas aspectos, esse da morte é fichinha, imagine passar a eternidade nun tédio sem fim, mas que coisa chata... Outra coisa é o certo e o errado, eu sou adepto do conceito que cada um tem o seu certo e o seu errado, pois não existe essa ideia de certo e errado universal que vale para todas as pessoas, se for assim nos transformem em robôs sem sentimentos e sem reflexão, faremos tudo igual. O preconceito é outra coisa ridicula, muitos homosexuais já nascem assim e não há como mudar e a igreja diz que muda, a tá bom, comparando grosseiramente: eu vou tirar minha perna e colocar na minha cabeca e a cabeça no lugar da perna, não há como mudar, é provado cientificamente que o homem nasce com uma pequena parte do cerebro da mulher e a mulher com a do homem e isso resulta o homosexualismo... mas eu tenho consciencia que minha opnião pode ofender quem é teista, por isso não discuto sobre o assunto religião com alguém contrário a minha linha de pensamento.
    Um abraço Marc."

    ResponderExcluir
  7. oi gente , queria agradecer a participação de vocês no nosso blog *-*
    e uma honra é ter leitores como vocês que postam videos da sua propria opinião sem medo de ter preconceito ao seu respeito
    e que comentam aqui , muuito obrigada mesmo =)

    ResponderExcluir
  8. oi Julia!

    Acho muito bem que haja gente que não tem medo do preconceito e tenha coragem de expressar a sua opinião de uma forma madura sem se preocupar com as censuras, é preciso que haja mais ateus e ateias assim. Espero que um dia, se continuarmos assim, possamos abolir a máscara de que não há preconceito religioso e que não tenhamos que apresentar argumentos a ninguém para sermos aceites.

    ResponderExcluir
  9. Ah sério: ela virou ateia devido muita reflexão por causa do que vem depois da morte? Era mais fácil virar espírita.. eles falam mais sobre isso. Medo de morrer qualquer um, independente de religião, pode ter ou não, isso depende do quanto ele é consciente acerca da vida e morte, e não apenas quem pertence àquela ou esta religião ou à nenhuma, ou quem não acredita em nada. Quanto à tal da eternidade, é bem difícil alguém que não tenha medo de passar a eternidade do mesmo jeito, eternamente... para sempre... (conseguem ouvir o eco?) Eu também tenho. Mas a ideia do nada é praticamente igual ao para sempre. Nada é tão... nada! o.O

    Mas, quem é que sabe como será isso?

    Quanto ao certo e errado, "o ser humano tem uma capacidade fenomenal" chamada livre arbítrio: vc pode fazer o que quiser. A diferencia é que para os que acreditam em Deus, seus atos trazem consequencias, que os podem optar por não fazê-los. Os que não acreditam, simplesmente ignoram isso. Aliás, eles nem refletem sobre isso.

    O que ela afirma ser empatia (Tendência para sentir o que sentiria caso estivesse na situação e circunstâncias experimentadas por outra pessoa, segundo o Aurélio) refere-se nada mais ao "Amar ao próximo como a ti mesmo". O problema é que algumas pessoas não são capazes de se amarem quanto mais ao próximo. E a empatia, tal como se coloca aqui, também pode referir-se ao "Não faça aos outros o que não queres que te façam" ou ainda "Faça aos outros o que queres que te façam". Se eu não me engano, há religiões que falam sobre isso não? Então, o comportamento dela não difere daqueles que ajoelham, rezam e procuram seguir verdadeiramente aquilo que acreditam. Mas aí se a pessoa for mau caráter, a empatia vai pro espaço! Mas tudo bem, pra quem não segue nada, não precisa argumentar nada.

    Quanto a homossexualidade, lembra do livre-arbítrio? entao...As bíblias (evangélica e católica) nunca pregaram preconceito algum. "Amaldiçoado aquele que se deita com outro homem", ela diz no Antigo Testamento? Sim, o "amaldiçoado" é ele. Você deve respeitá-lo tal como ser humano em toda sua totalidade e ama-lo como ele é. Se isso é doença? Não! Mas existem pessoas (católicos, envangélicos, espíritas, ateus e etc) que não entendem isso e encaram preconceituosamente essas atitudes e escolhas, assim como vcs que escolheram não acreditar em nada, e que sofrem preconceitos.

    Sinceramente, é como o Ebrael disse: "Só é verdadeiramente atéia a pessoa que simplesmente ignora ou desconhece a idéia de Deus. Pra ela Deus não existe, nem positivamente nem subjetivamente, nem de forma concreta nem abstrata."

    Desculpe-me, mas ela me pareceu mais uma desiludida na vida do que uma ateia verdadeira. "Depois de muita reflexão e chegou a conclusão que não dava mais para acreditar em algo que não convence" - foi o que disse. O que queria? Tá esperando um milagre dos céus para se convencer? Ok, espere. Um jovem revoltado com a vida tem mais emoção e mais argumentos (embora sejam exageradamente confusos e nada convincentes) que ela.

    Eu não acredito nela!! o/

    ResponderExcluir
  10. eu acho que oque fazemos se volta contra nós sim , mas não em outra vida ou porque deus fez isso acontecer ,no agora , de alguma forma muuuito provavelmente algo vai dar errado quando se comete um erro que prejudica a si e aos outros , bom como eu ja devo ter dito
    eu fasso coisas boas porque elas farão bem a mim ou aos outros
    e não faço coisas erradas porque elas farão mal a mim , nem que seja a minha mente
    não preciso de um amigo imaginário para não cometer atos falhos

    Eu acredito nela o/

    ResponderExcluir
  11. Mas sério: ela me pareceu somente uma desiludida... =/ Se queria falar sobre o que é ser ateu e derrubar o estereótipo do jovem revoltado e blá blá blá (como ela diz no youtube), pra mim, mostrou-se apenas uma mulher que muito provavelmente já acreditou no tal amigo imaginário e ele não foi lá entregar o milagre dos céus que ela pediu (teoria, apenas teoria, não sei da vida dela). Afinal, ela fez a reflexão para chegar "a conclusão de que não dava mais para acreditar em algo que não convence". Me parece então que ela já acreditou nEle.

    Por isso, eu não acredito nela! o/

    Devemos mostrar fatos de que Deus não existe, pq citar exemplos de comportamentos pessoais não é nada científico, concorda? O que ela fez foi generalizar uma atitude pessoal.

    O que quero dizer é que não há como dizer que fulano é uma melhor pessoa só pq ele não acredita em Deus, assim como não há como ter certeza de que só pq aquele lá é padre/bispo/pastor/rabino ele será salvo.

    Foi isso que eu disse: ""Amar ao próximo como a ti mesmo". O problema é que algumas pessoas não são capazes de se amarem quanto mais ao próximo. E a empatia, tal como se coloca aqui, também pode referir-se ao "Não faça aos outros o que não queres que te façam" ou ainda "Faça aos outros o que queres que te façam". Se eu não me engano, há religiões que falam sobre isso não? Então, o comportamento dela não difere daqueles que ajoelham, rezam e procuram seguir verdadeiramente aquilo que acreditam."

    Ah, eu não sei escrever pouco! hehe

    Abraços!

    ResponderExcluir
  12. @Mayra - Você fez uma interpretação extremamente superficial do que eu disse. De qualquer forma o video tinha realmente como intenção apresentar a minha visão particular do assunto, não fazer uma explanação completa.
    Acho muito arrogante da sua parte vir dizer que "ateu de verdade" faz isso ou aquilo, coincidentemente aquilo que você gostaria que fizessem. :)

    ResponderExcluir